Preparação e submissão de Resumos

Serão considerados para este evento comunicações ORAIS e na forma de POSTER nos vários domínios forenses, da saúde, da medicina veterinária, biomédicos/bioquímicos e nas ciências da nutrição.

Serão atribuídos 2 prémios às melhores comunicações orais e na forma de poster.

Os prémios a atribuir terão o patrocínio da MDPI.

Esses prémios serão atribuídos ao autor de correspondência, o qual articulará hipotética divisão entre a equipa de autores.

A Organização do Congresso, agradece penhoradamente este patrocínio o qual atesta o reconhecimento científico do evento.

São permitidas submissões de trabalhos de revisão da literatura, sendo que estas apenas terão enquadramento em comunicações na forma de poster.

Os posters devem ser apresentados em formato vertical com as seguintes dimensões máximas: 120 × 90 cm e devem ficar expostos durante todo o evento. O(s) autor(es) serão solicitados a permanecer junto dele(s), em horário a definir pela Comissão Científica, para se proceder a eventual esclarecimento e discussão do seu conteúdo com outros congressistas, bem como para efeitos da atribuição do prémio à melhor comunicação neste formato.

As comunicações orais terão a duração máxima de 10 minutos, acrescidos de 2 minutos de discussão.

Os resumos devem ser preparados em cumprimento das seguintes guidelines:

Layout para download

Os autores devem submeter os resumos até às 23:59 do dia 13/03/2022

Serão notificados da aceitação ou rejeição do resumo até dia 20 de março de 2022.

O Resumo poderá ser escrito em Português ou Inglês porque serão publicados em revista internacional, focando temas das diferentes áreas das Ciências da Vida e da Saúde – RevSALUS.

O título deverá ser colocado em letras maiúsculas.

O corpo do resumo propriamente dito deverá estar organizado em subtítulos a negrito:

Introdução: descrição do enquadramento teórico sobre o tema

Objetivos: descrição dos principais objetivos do trabalho

Material e Métodos: deverá ser feita referência à população estudada, para o caso de estudos com humanos, ou à espécie e estirpe de animal, ou ainda às células utilizadas. Os métodos deverão conter algumas informações mínimas, tais como as doses/concentrações dos fármacos testados e a metodologia empregue. Uma referência breve ao tratamento estatístico deve igualmente estar contida na secção se aplicável. Em trabalhos de revisão bibliográfica indicar quando aplicável os métodos de: pesquisa; inclusão; avaliação da qualidade; extração de dados e métodos de análise qualitativa e/ou quantitativa.

Resultados: deverão ser descritos os principais resultados obtidos, fazendo referência, quando possível e para as questões mais relevantes, aos dados numéricos encontrados, com as devidas unidades de medida, erros e significâncias.

Conclusões: conclusão do trabalho, de forma sucinta, mas suficientemente clara.

Referências bibliográficas (máximo 5) deverão ser identificadas no texto, através de um algarismo árabe entre parêntesis retos, depois descrito na parte final do resumo no seguinte formato:

Citação de artigo científico:
[1] Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Duarte JA, Remião F, Marques A, Santos A, Magalhães T. Collection of biological samples in forensic toxicology. Toxicol Mech Methods 20: 363-414, 2010.

Citação de livro:
[1] Magalhães T. Abuso de crianças e jovens: da suspeita ao diagnóstico. Lidel, Edições Técnicas, LDA: Lisboa, 2010.

Citação de capítulo de livro:
[1] Magalhães T, Ribeiro C, Jardim P, Peixoto C, Dinis-Oliveira RJ, Abreu C, Pinheiro MF, Guerra CC. PARTE III. Da investigação inicial ao diagnóstico de abuso. In: Abuso de crianças e jovens: da suspeita ao diagnóstico, Magalhães T (ed). Lidel, Edições Técnicas LDA: Lisbon, 147-172, 2010.

Submissão de Resumos AQUI

Todos os resumos aceites para apresentação no congresso serão publicados num suplemento especial da revista RevSALUS

Todos os autores terão ainda a possibilidade de submeter os artigos completos ao Special Issue “Pedagogical Innovation and Research in Forensic Sciences: Approaches, Outcomes and Challenges” os quais serão alvo de revisão científica pelos pares, no cumprimento do processo editorial da revista, com a menção expressa que o trabalho foi apresentado no V Congresso da APCF.